Entrevista: Uma Diretoria Social ativa (Jornal Expresso Sindical)

Mais uma edição do Jornal Expresso Sindical será publicada em breve. Enquanto isso não ocorre, disponibilizamos aqui a íntegra de uma das matérias exclusivas que irão compor o jornal - uma entrevista com o Diretor Social do SINDPRF-CE, Erivaldo Silva, que fala sobre as ações desenvolvidas pelo setor nos últimos anos

Por trás de toda aquela organização das comemorações e torneios esportivos do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará (SINDPRF-CE), está muito trabalho. À frente da realização desses momentos que se tornam inesquecíveis para quem participa, está a nossa Diretoria Social, composta pelo diretor social Erivaldo Silva e diretor social suplente Clésio Falcão.

Com base no estatuto do SINDPRF-CE, basicamente, compete-se à Diretoria Social o incentivo a integração, proporcionando o bem-estar aos associados; desenvolvimento de campanhas educativas de segurança na comunidade; promoção de eventos esportivos e festejos comemorativos; e a realização de solenidades em geral de interesse da classe.

No ano em que a Polícia Rodoviária Federal completa 90 anos e que nossa tradicional festa de aniversário da instituição entrou para a história da categoria no Ceará por se tornar um momento único de integração, nada melhor do que sabermos mais sobre esse setor do sindicato, que organiza todas essas festas de datas importantes para categoria (Dia do Aposentado, Dia das Mães, Dia da Mulher, etc.), o nosso torneio esportivo, a nossa ida para o Jogos de Integração Norte/Nordeste, e diversos convênios, como as aulas de natação na Caixa, Krav Magá, Jiu Jitsu, e o Remanso Hotel de Serra.

Por isso, conversamos com o diretor social, Erivaldo Silva, para saber qual a importância dessas atividades e qual a avaliação que ele faz sobre a atuação da Diretoria Social.

Quem é

Francisco Erivaldo da Silva ingressou nos quadros da Polícia Rodoviária Federal no Ceará através de concurso público em 1994. Trabalhou no Núcleo de Educação para o Trânsito, Núcleo de Acidentes e Medicina Rodoviária, Núcleo de Multas e Penalidades e atualmente está lotado no Centro de Comando e Controle Regional (C3R/CE), onde atua nas atividades de monitoramento, orientação, acionamento e apoio operacional da Superintendência. Está no movimento sindical desde 2009, tendo participado das duas últimas gestões como diretor social do SINDPRF-CE.

Expresso Sindical: Qual a importância das atividades executadas pela Diretoria Social para o sindicato e para a categoria?

Erivaldo Silva: A Diretoria Social possui um papel fundamental para o sindicato e para seus associados no sentido de possibilitar o fortalecimento dos laços de amizade e de interação entre os membros da família PRF. A presença massiva dos associados aos eventos promovidos pelo sindicato nos últimos anos, sejam festivos ou esportivos, ratificam a necessidade cada vez mais da manutenção e valorização destes eventos que sempre buscaram a união e o congraçamento dos nossos associados.

Expresso Sindical: Quais ações da Diretoria Social você destaca como essenciais para os PRFs e por quê?

Erivaldo Silva: A Diretoria Social é responsável por todo o trabalho social que envolve o sindicato através da elaboração de um calendário de festividades para cada ano. Cabe aqui destacar uma atenção toda especial que temos dado para as datas comemorativas tais como: dia dos aposentados, dia das mães, dia dos policiais rodoviários federais e as confraternizações natalinas realizadas aqui na capital e também no interior do estado.

Também temos promovido constantemente torneios esportivos visando incentivar às práticas esportivas dos associados, bem como primado pela integração entre os servidores da Polícia Rodoviária Federal e demais órgãos da segurança pública e da sociedade civil. Recentemente realizamos o torneio de futebol society dentro dos jogos internos da PRF, onde participaram PRFs da sede, das delegacias da capital e do interior. Tivemos os jogos externos da PRF com a participação de algumas entidades convidadas como PEFOCE, Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Federal, Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (AESP), Bombeiros e Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS). Participamos ativamente do torneio Masters Cup Futebol Society 2018 promovido pelo BNB Clube. E conquistamos o primeiro lugar geral do XVII Jogos de Integração Norte/Nordeste dos PRFs, que ocorreu de 12 a 15 de setembro, em Maceió/AL, onde a nossa delegação ganhou seis das onze modalidades da competição esportiva.

Temos incentivado sempre as práticas esportivas através da manutenção e funcionamento da nossa academia, através do convênio da natação com a CAIXA, das aulas de Krav Magá e de Jiu Jitsu na sede da polícia.

Vale ressaltar o esforço para a ampliação de novos convênios como o Remanso Clube e mais recentemente a Unimed Fortaleza, através de parceria com o SETIBGE.

Expresso Sindical: Como você avalia a atuação da Diretoria Social nesses últimos anos?

Erivaldo Silva: Avalio como bastante positiva e satisfatória em termos de resultados a nossa atuação. Em um ambiente sempre receptivo às demandas apresentadas pelos associados nós temos buscado, acima de tudo, a valorização e o bem-estar de todos, seja através das ações desenvolvidas pelo sindicato como festas, eventos esportivos e convênios, seja através das ações em parceria com a administração da Superintendência, como o apoio a palestras, cursos e treinamentos desenvolvidos no âmbito da PRF.

Atualmente, desenvolvemos também um trabalho social que considero muito relevante para a nossa sociedade, quando buscamos nos aproximar da comunidade através de ações como por exemplo: abrindo as portas do nosso sindicato para os servidores do posto de saúde do Barroso realizarem atendimento às crianças da comunidade; possibilitando o uso das instalações físicas do sindicato para eventos escolares em apoio a colégio da comunidade local; e mais recentemente adesão a campanha de combate ao câncer infantil desenvolvida em parceria com a PRF e que será realizada nos próximos dias tendo como entidade beneficente a Associação Peter Pan.

Entrevista com Erivaldo Silva (Diretoria Social) para o Jornal Expresso Sindical

Texto: Assessoria de Comunicação do SINDPRF-CE (Jornal Expresso Sindical)

Fotos: Acervo SINDPRF-CE