Fala, Presidente! Fortalecer o sindicato é fortalecer a categoria (Jornal Expresso Sindical)

Artigo escrito pelo Presidente do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará (SINDPRF-CE), Lourismar Duarte, para a edição nº 11 do Jornal Expresso Sindical, lançado em dezembro de 2018

As ações para fortalecer o instrumento de união dos trabalhadores para a defesa e conquista de seus direitos, tem que ser uma preocupação rotineira do dirigente sindical. A realidade é muito dinâmica, o sindicato não é um ente pronto e acabado, imune às mudanças sociais; é preciso construí-lo e fortalecê-lo todo dia.

As organizações sindicais nasceram com o predomínio da forma de trabalho assalariada, em substituição às formas de trabalho de servidão (sociedade feudal) e de escravidão (sociedades romanas e pré-romanas). Com a Revolução Industrial, as condições de vida dos trabalhadores assalariados se tornaram desumanas, com jornadas de trabalhos extenuantes de dezesseis horas diárias, com péssimos salários e com exploração de mão de obra de crianças e mulheres, sujeitas a essas mesmas condições. Os artesãos, agora operários, se organizaram em associações que deram origem aos sindicatos.

As organizações dos trabalhadores sempre sofreram ataques e toda forma de perseguição por parte daqueles que elas incomodam, pois, sua atuação é barrar a exploração e tentar gerar um equilíbrio nas relações de trabalho.

Para os policiais é muito fácil constatar a importância do sindicato para a categoria, basta fazer uma comparação com a atividade policial. A presença da polícia garante a segurança da população contra as ameaças difusas, inibindo ações que se transformariam em crimes. Da mesma forma ocorre com a presença de um sindicato, que garante o respeito aos direitos de seus representados, como também inibe ações de patrões e administradores que venham a atentar contra os direitos e a dignidade do trabalhador.

Todos vimos o que ocorreu com as justas greves dos policiais militares, momento em que a população ficou órfã de segurança. A vida do trabalhador seria assim sem a presença do sindicato. Outro fator importante para a entidade sindical é a sua independência, mesmo na esfera do sindicalismo dos servidores públicos frente aos patrões ou administradores do Estado, pois, sem essa independência, cai-se numa praga do sindicalismo – chamada popularmente de “peleguismo”.

A nossa diretoria trabalhou incansavelmente para fortalecer o nosso sindicato, ao mesmo tempo em que travamos as lutas da categoria, desde àquelas domésticas, quando barramos a experiência nacional de escala de trabalho por quatro semanas que seria feita no Ceará; na manutenção das horas dobradas – depois retiradas por força de norma nacional; nos embates pelo não fechamentos de postos; no projeto bomba relógio; na vigilância dos atos administrativos que impactam a vida do servidor; na luta pelo profundo respeito a carreira policial; e pelo respeito a fase de testes do IEP. E também nas grandes lutas nacionais: nas campanhas salariais e contra a Reforma da Previdência; para aumentar o nível de respeitabilidade e importância de nossa entidade juntos aos demais sindicatos; no parlamento federal (palco das grandes decisões de interesse de nossa categoria); e frente aos administradores de nossa Instituição, Superintendência e Direção Geral.

É fato, o PRF no Ceará sabe que não trabalha desamparado. Diante de algum infortúnio tem o respaldo jurídico eficiente. O PRF no Ceará tem um sindicato vigilante e de luta!

Construir e fortalecer o SINDPRF-CE todo o dia – nosso dever, nossa obrigação.

Lourismar Duarte

Presidente do SINDPRF-CE

“Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato. E não há um bom sindicato que não renasça todos os dias nas periferias, que não transforme as pedras descartadas da economia em pedras angulares”

Papa Francisco.