FenaPRF visita o Núcleo de Estudos da Violência da USP

No dia 26 de novembro, a Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais visitou o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (USP) e teve um encontro com Bruno Paes Manso, pós-doutorando com pesquisa direcionada a estudar dados de homicídios, confiança institucional e legitimidade.

A reunião faz parte do processo de construção do II Congresso Nacional organizado pela FenaPRF, previsto para acontecer em 2020. A Federação dos PRFs busca estudiosos da área da segurança pública para contribuir com a discussão de melhorias para a Polícia Rodoviária Federal (PRF) no cenário nacional, incluindo a colaboração com a segurança pública brasileira.

O presidente da FenaPRF, Deolindo Carniel, e  o diretor de secretaria, Lourismar Duarte, apresentaram a Bruno características marcantes da PRF e dados da atuação da polícia nas rodovias nacionais. Mereceu destaque na explanação o fato da PRF ter carreira única, os altos índices de aprovação perante à opinião pública e a atuação cidadã.

Pelo fato de o pesquisador ser um dos autores do livro “A Guerra”, entrou em discussão temas como a nacionalização do crime organizado no Brasil e a importância de se desenvolver metodologias de identificar focos de surgimento do crime organizado com o combate imediato, aumentando a sensação de segurança da população.

Foi ressaltado pelo presidente da FenaPRF números alarmantes como a quantidade de vítimas da violência no trânsito e de homicídios. “Apesar da diminuição contínua do contingente de policiais a PRF está conseguindo reduzir o número de vítimas em acidentes. Essa redução de contingente se dá também por desvio de PRFs para atividades administrativas e outras que não são a de policiamento”, afirmou o sindicalista.

Fonte: FenaPRF