Festa do sindicato reúne PRF’s para celebrar 90 anos da Polícia Rodoviária Federal

A noite da última sexta-feira (27/07) entrou para a história dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará. Isso porquê reuniu em um só lugar todos aqueles que ajudaram a construir e aqueles que continuam construindo esta instituição que possui a aprovação de 85% dos brasileiros, segundo dados levantados recentemente pelo Instituto Guimarães.

Esse encontro, organizado pelo Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais (SINDPRF-CE), ocorreu no Palatium Buffet e visou comemorar os 90 anos da Polícia Rodoviária Federal e o Dia do Policial Rodoviário Federal, celebrado dia 23 de julho. O resultado disso foi de muita alegria, reencontros e homenagens àqueles que fazem parte dessa história.

Iniciada pontualmente às 21 horas, a festa contou com música ao vivo, comidas e diversas homenagens durante o cerimonial. O Presidente do SINDPRF-CE, Lourismar Duarte, foi quem deu as boas vindas e saudações a todos os PRF's, aposentados e aposentadas, pensionistas, familiares, amigos e amigas, e autoridades presentes.

“É com uma grande honra que nós recebemos a todos nessa data tão importante e tão marcante. Quero desejar uma inesquecível noite de comemoração aos 90 anos de história desses profissionais que construíram essa ‘Polícia Cidadã’ – a Polícia Rodoviária Federal. Sejam bem-vindos!”, completa Duarte.

Muitas homenagens com condecorações foram feitas durante a festa. Primeiramente aos PRF’s que se aposentaram em 2018 e às primeiras mulheres a ingressarem na Polícia Rodoviária Federal no Brasil - Lúcia Benício Pereira e Maria de Fátima Saraiva dos Santos. Logo após, foi a vez de condecorar as turmas de 1968, 1972, 1973 e 1982.

Também foram agraciados os Policiais que presidiram o SINDPRF-CE durante esses 26 anos de fundação. E para finalizar, foi realizada uma homenagem especial aos pioneiros PRF’s: Eliezer Tomé de Paula, Francisco Marques de Lima, Iatamir Bezerra de Alencar, Inácio Mendes de Brito, Joaquim de Carvalho Feitosa, José de Anchieta Lima, José Ferreira de Alcântara, José Nogueira Lima, Raimundo Nonato Cordeiro e Sebastião Cordeiro de Oliveira.

O Presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Deolindo Paulo Carniel, esteve presente na festa e durante seu discurso lembrou das lutas travadas em defesa da categoria. “Nós ainda temos muitas lutas que virão e, com certeza, devemos muito ao Sistema Sindical por ainda não termos nenhum direito retirado num momento que nós vimos os trabalhadores pagarem um preço tão alto com a retirada de direitos. Então, nós precisamos de união, e eu venho aqui conclamar vocês para continuar nessa luta conosco”.

O Vice-Presidente do SINDPRF-CE, Ronaldo Vieira, falou dos profissionais que construíram a instituição. “Olhando aqui nos olhos de cada irmão, a gente vê que todos têm uma parcela de importância na construção desses 90 anos. Aqui nós temos desde o Policial da primeira turma que entrou aqui no Ceará, até a última turma. Nós temos Policiais aqui que estão no dia-a-dia com seu trabalho engrandecendo o nome de uma corporação que só se fortalece através do nosso trabalho, do nosso suor, do que nós fazemos em prol da população”, elogia Ronaldo.