Nota de Repúdio às declarações do Ministro da Economia

O Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará – SINDPRF-CE, em nome dos filiados que representa e de seus familiares, une-se em coro às entidades representativas de servidores públicos para, veementemente, REPUDIAR a fala do Ministro da Economia na qual chama os trabalhadores e trabalhadoras do setor público de parasitas. Inconcebível, e um claro sinal de que a sociedade brasileira já passou da hora de acordar, um Ministro de Estado abrir a boca para desferir tamanho desrespeito às diversas categorias que, diuturnamente, a despeito dos terríveis e constantes ataques aos seus direitos, dos quais o ápice foi a deforma da previdência, prestam serviços aos brasileiros, tentando, na maioria das vezes, mitigar as consequências das políticas erradas adotadas por governantes de ocasião. Entretanto, caberá à história revelar quem é o verdadeiro parasita, se os servidores públicos, ou os sistemas bancário e financeiro, aos quais o senhor ministro parece querer atender acima do próprio interesse público, tanto que tentou aqui implantar o sistema de capitalização previdenciária, cujos frutos nefastos já se apresentam à sociedade chilena, a qual, diferente da brasileira, vem dando a resposta necessária de mobilização e de luta. Servir ao público, senhor ministro, é mais que uma carreira, requer uma vocação, e revela-se um verdadeiro ministério, diferente daquele ao qual Vossa Excelência foi galgado por mera situação política circunstancial, não como escolha de uma vida pública, dedicada ao público, como os servidores fizemos com orgulho. Não é à toa que o senhor teme serviços públicos e servidores fortes, pois são justamente esses servidores que fiscalizam e desmascaram os que se apropriam dos recursos públicos em nome de interesses escusos. Acreditamos num Brasil diferente, justo, verdadeiro, a favor do bem-estar de seu povo, da maioria absoluta que depende dos serviços públicos, deveres do Estado, e, por isso mesmo, demandantes de qualidade e de excelência, haja vista serem pagos pela população. Se Vossa Excelência usasse os serviços públicos, quer de saúde, de segurança, de educação, e todos os demais, pensaria diferente. Mas, por pertencer a uma classe que se acha algo mais por ter mais – independentemente de onde tenha tirado – dá-se à desfaçatez de ofender milhões de brasileiros. Em nome da decência, deveria Vossa Excelência renunciar ao cargo que ocupa (ou deveria dele se ocupar), e que o iguala aos parasitas pelo senhor nominados. Talvez o Presidente da República, em sua mesma situação, sinta-se ofendido e o convide a sair, a mandá-lo parasitar outro ambiente.