Operação Carnaval 2020

SindPRF-CE trás alerta sobre acidentes de trânsito em um dos períodos mais críticos do calendário de operações

Com a chegada do carnaval que se inicia oficialmente nesse sábado (22), o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará (SINDPRF-CE) intensifica o alerta sobre acidentes de trânsito, consumo de bebidas alcóolicas, cuidado na estrada e sobre alta velocidade nas rodovias.

Sendo um dos períodos mais críticos no calendário de operações, quando são observados grande fluxo de veículos nas rodovias federais e o uso abusivo de álcool por parte dos ocupantes dos veículos e dos demais integrantes, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realiza anualmente a Operação Carnaval, visando minimizar a violência no trânsito e garantir mais conforto e segurança para os usuários, como também a redução de acidentes de trânsito e a diminuição da criminalidade nas rodovias federais que cortam o país.

A Operação

Durante o período carnavalesco, os policiais farão ações de fiscalizações e de educação para o trânsito, voltadas para as condutas de risco dos condutores. O foco da PRF é voltado para as condutas irregulares que costumam causar acidentes graves em todo país. São elas: excesso de velocidade, ultrapassagem indevida, embriaguez ao volante, não utilização do cinto de segurança, transporte inadequado de crianças, falta do uso de capacete e utilização de celular.

Uma das grandes preocupações dos agentes federais nesse período é com a mistura álcool e direção. Vale lembrar que a autuação de embriaguez ao volante é uma das mais caras do Código de Trânsito Brasileiro, custando R$ 2.934,70.

Números

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina no Tráfego (Abramet), entre 2010 e 2019, ocorreram 26.438 acidentes, com o envolvimento de 58.706 pessoas. Uma média de 2,2 vítimas por registro. Na análise da Abramet, a proporção é substancial, uma vez que demonstra como a irresponsabilidade ao volante impacta – quase que invariavelmente – não só a saúde do condutor do veículo, mas também o bem-estar físico e psicológico de terceiros.

CLIQUE AQUI PARA VER OS NÚMEROS DA ABRAMET

Em 2019, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o Balanço da Operação Carnaval nas estradas federais do país e o levantamento mostrou uma redução no número de mortos, de acidentes, de feridos e ultrapassagens perigosas. Houve queda de 19% nas mortes nas rodovias federais no período de 1ª a 6 de março, na comparação com o número registrado na Operação Carnaval do ano anterior. Ao todo, 83 pessoas morreram. Em 2018, foram 103 mortes. O número de acidentes diminuiu 24% em relação a 2018, passando de 1.518 no carnaval de 2018 para 1.157 em 2019.

Recomendações

• Revise o veículo antes de viajar. Verificar itens de segurança como: freio, óleo, sistema de iluminação e estado dos pneus;

• Cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo.

• O mesmo para motociclistas: o uso do capacete de segurança é obrigatório tanto para o piloto quanto para o passageiro;

• Álcool e direção não combinam. Além de colocar em risco a própria vida e dos demais usuários da rodovia, o motorista que for pego dirigindo alcoolizado poderá ser preso em flagrante, além de pagar multa e ter o direito de dirigir suspenso;

• Mantenha velocidade compatível com o fluxo geral dos veículos;

• Mantenha uma distância de segurança do veículo à frente;

• Pare no acostamento somente em emergências;

• O uso do celular é expressamente proibido ao volante;

• Se precisar de qualquer auxílio ou fazer denúncias, o número de emergência da PRF é 191.