Sindicato participa de reunião com Ministro da Segurança Pública e FenaPRF

O Presidente em exercício do Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará (SINDPRF-CE), Ronaldo Vieira, juntamente com o Diretor Jurídico Suplente, Housemberg Dias, participaram de reunião com o Ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann. O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (20/06), em Brasília/DF.

Além dos diretores do SINDPRF-CE, a reunião contou com a presença do Vice-Presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Dovercino Neto, o Diretor Jurídico da entidade, Thiago Arruda, e o Deputado Federal Cabo Sabino (AVANTE/CE). Outra reunião ocorreu na manhã do mesmo dia entre o ministro e a Federação, que contou também com o Senador Federal José Medeiros (PODE/MT).

Durante os dois encontros, o principal assunto discutido foi o baixo efetivo de Policiais Rodoviários Federais e o número de vagas para o concurso público. Na primeira reunião, Dovercino Neto destacou que em quase metade das Unidades Operacionais (UOP’s) trabalham apenas dois policiais por escala e que aproximadamente 70% dessa UOP’s funcionam com, no máximo, três policiais.

Na agenda da tarde, os diretores do SINDPRF-CE e FenaPRF comentaram que vários postos estão sendo fechados, com viaturas e equipamentos parados, e que o custo para se fazer um concurso para 1000 novos agentes é o mesmo que para 500, que é o número prometido pelo ministro, conforme informações de Thiago Arruda.

Já o Ministro Jungmann afirmou que a PRF está sendo bem vista pelo Governo Federal e pela opinião pública, principalmente depois do bom trabalho durante a greve dos caminhoneiros. Além disso, comentou da situação financeira delicada devido a limitação do orçamento para este ano, o que provavelmente irá inviabilizar o aumento de vagas, mas que está esperando uma resposta de um pedido feito pelo Diretor Geral da PRF, Renato Dias, ao Ministério do Planejamento para que seja feito esse aumento.

Por último, o Ministro afirmou que irá encaminhar essa pauta ao Presidente Michel Temer, mas disse que também será necessária uma reunião com o Ministério do Planejamento, já que se trata de uma questão fiscal.

De acordo com Ronaldo Vieira, o próximo foco de ações das entidades sindicais dos PRF’s é justamente o Ministério de planejamento do Governo Federal, que tem como Ministro Esteves Colnago.

*Com informações da FenaPRF

Fotos: FenaPRF