Sindicato participa do Curso Nacional Brasil e América Latina –“Avanços e Retrocessos” realizado pelo CES

O encontro vai até a próxima sexta-feira (24), conjunturas nacional e internacional exigem resistência e organização da classe trabalhadora

Entre os dias 21 e 24 de janeiro, participantes dos movimentos sindical, estudantil e popular do Brasil inteiro irão se reunir para discutir os rumos do país e a organização popular frente à ofensiva de retirada de direitos em curso organizado pelo Centro Nacional de Estudos Sindicais e do Trabalho (CES). Ronaldo Vieira (Presidente) e Housemberg Dias (Diretor Jurídico) participam do evento.

A cidade de São Paulo foi o local escolhido para recepcionar os participantes que durante 4 dias terão acesso a uma intensa programação. O curso está sendo realizado no Auditório do SINFAR – Sindicato dos Farmacêuticos - rua Barão de Itapetininga, 255 - 10º Andar – auditório - República, São Paulo.

O Curso

Entendendo esse grave momento que vivemos e a necessidade de unidade na luta, a diretoria da SINDPRF-CE está participando do "Curso de Formação Brasil e América Latina: Avanços e Retrocessos".

Dia 21

De manhã o debate foi sobre "Como Ficou a Previdência no Brasil? Como está a Reforma Sindical?", com o professor e advogado Geraldo Santana, e no período da tarde foi apresentada uma "Análise da Conjuntura Internacional e Nacional", com a professora Ana Prestes.

A mesa de abertura do "Curso de Formação Brasil e América Latina: Avanços e Retrocessos", organizado pelo CES, contou com as presenças de Luiza Bezerra (CTB/Juventude), Rogério de Carvalho (representando a Coordenação Geral do CES), Bernardino Jesus (Sindicato dos Eletricitários), Madureira (Força Sindical) e Paulo José (Sindicato dos Farmacêuticos).

A programação conta também com oficinas, debates e apresentações de trabalhos.

·         Dia 21 de Janeiro 2020

8h00 – Credenciamento

8h30 às 9h30 – Abertura

9h30 às 12h30 - Como ficou a Previdência no Brasil? Como está a Reforma Sindical?

Palestrante: Professor José Geraldo Santana

12h30 às 14h00 - almoço

14h00 às 18h00 - Análise da Conjuntura Internacional e Nacional

Palestrante: Professora Ana Prestes (Cientista Política)

·         Dia 22 de janeiro – Oficinas

8h30 às 12h30 - Impactos do Cenário Religioso na Conjuntura Atual

Expositora: Professora Silvana Suaiden

8h30 às 12h30 – Como Aproximar o Movimento Sindical do Público Jovem?

Expositor: Professor Euzébio Jorge

12h30 às 14h00 - almoço

14h00 às 18h00 - Relações de Trabalho e Equidade de Gênero, Raça e Classe

Expositora: Professora Mariana Venturini

14h00 às 18h00 - Revolução 4.0

Expositor: Professor André Cavalcanti

·         Dia 23 de janeiro

8h30 às 12h30 - Bases Teóricas do Neoliberalismo, Fascismo.

Palestrante: Professor Thomas de Toledo

12h30 – 14h00 – almoço

14h00 – 18h00 - Mesa Redonda: O Sindicalismo Atual está Ultrapassado?

Debatedores: Professor Márcio Pochmann e Nivaldo Santana.

18h30 – Reunião dos formadores/formadoras e Lançamento da Coordenação Permanente do FONAFOR

·         Dia 24 de janeiro

8h30 às 13h– Apresentação do trabalho do CES e vídeo

Exposição das conclusões das oficinas