Novembro azul: SINDPRF-CE reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicado em 11 de Nov de 2021

Atento às ações de prevenção ao câncer de próstata no Novembro Azul, o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará (SINDPRF-CE) reforça aos associados a importância do diagnóstico precoce da doença, visto que, depois do câncer de pele, é tipo de câncer mais comum entre os homens.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é responsável pela morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e contabilizadas cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019. Esses dados representam cerca de 42 homens morrendo por dia em decorrência da doença e aproximadamente 3 milhões convivendo com ela.

A próstata é um órgão masculino localizado abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. Na fase inicial, o câncer de próstata é assintomático, por isso, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Entre os sintomas na fase avançada estão: dor óssea, dores ao urinar, presença de sangue na urina ou sêmen.

Prevenção e tratamento

O exame de próstata é uma maneira segura de realizar o diagnóstico precoce e ter bons resultados no tratamento e na convivência com a doença. Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal, reforçando sua importância para o diagnóstico e o tratamento precoce.

Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, há testes e exames que precisam ser realizados com frequência, como verificação da pressão arterial, hemograma completo, dosagem da glicemia, dosagem do colesterol, testes de urina, atualização da carteira vacinal, verificação do perímetro abdominal e do Índice de Massa Corpórea (IMC).

Além disso, segundo o Inca, as medidas preventivas incluem dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menor ingestão de gorduras, principalmente as de origem animal, que ajuda a diminuir tanto o risco de câncer quanto de outras doenças crônicas não transmissíveis. Por fim, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como a prática diária de pelo menos trinta minutos de atividade física.

Texto: Assessoria de Comunicação Social do SINDPRF-CE

Imagem: Acervo SINDPRF-CE

Curta e compartilhe nossas redes sociais

Veja todas as notícias›››