Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

Publicado em 08 de Set de 2020
Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio

O Setembro Amarelo chegou e precisamos nos conscientizar sobre a prevenção ao suicídio e, infelizmente, alguns estudos tem apontado um crescimento no número de suicídios entre policiais rodoviários federais nos últimos anos. Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza nacionalmente o Setembro Amarelo.

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante todo o ano. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

Estudo sobre incidência de suicídio entre os PRFs

Para abrir o mês do Setembro Amarelo, a FenaPRF analisou um estudo de causa de mortes de PRFs, realizado com dados dos últimos dez anos e chamou a atenção para o aumento exponencial do número de suicídios entre policiais rodoviários federais nos últimos anos. O dado, além de assustar, serve como alerta para um maior investimento na saúde mental dos PRFs, que estão expostos a diversos fatores que facilitam e agravam a condição.

Esse estudo foi iniciado de maneira dissociada em vários sindicatos estaduais e serve como alerta aos policiais para que entendam a importância de se cuidar. É importante que se busque apoio emocional e exigir políticas públicas que estimulem projetos de apoio ao policial rodoviário federal.

Acesse aqui o estudo da FenaPRF ( https://fenaprf.org.br/novo/wp-content/uploads/2020/08/Difus%C3%A3o-Fev-2020-Vitimiza%C3%A7%C3%A3o-PRF.pdf )

Centro de Valorização da Vida CVV, que pode ser contactado através do telefone 188, funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana e de forma gratuita.

Texto: Assessoria de Comunicação Social do SINDPRFCE

Imagem: Acervo SINDPRFCE