SINDPRF-CE alerta para a importância do diagnóstico precoce no Novembro Dourado

Publicado em 23 de Nov de 2021
SINDPRF-CE alerta para a importância do diagnóstico precoce no Novembro Dourado

O câncer infantojuvenil representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes

Neste mês, além do câncer de próstata, existe também uma campanha de conscientização e combate ao câncer infantojuvenil: o Novembro Dourado. Por isso, o Sindicato dos Policiais Rodoviários Federais no Estado do Ceará (SINDPRF-CE) alerta para a importância do diagnóstico precoce da doença em crianças e adolescentes.

De acordo com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Brasil, o câncer representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes (0 a 19 anos). A data de 23 de novembro foi instituída para a campanha pela Lei nº 11.650, de 4 de abril de 2008. Atualmente, 70% das crianças e dos adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se forem precocemente diagnosticados e tratados em centros especializados.

Entre os sintomas estão palidez, dor óssea e hematomas ou sangramento, além da presença de caroços ou inchaços, especialmente se indolores e sem febre ou outros sinais de infecção. Também chama a atenção a perda de peso inexplicada ou febre e tosse persistente ou, ainda, falta de ar e sudorese noturna. Vale ressaltar que os sintomas são variados, portanto, somente um médico poderá indicar o momento de iniciar uma investigação especializada para o diagnóstico preciso.

O câncer mais comum da infância é representado pelas leucemias, seguidas pelos tumores do sistema nervoso central e pelos linfomas, entre outros.

Texto: Assessoria de Comunicação Social do SINDPRF-CE

Imagem: Acervo SINDPRF-CE

Curta e compartilhe nossas redes sociais

Veja todas as notícias›››